Engenharia reversa O próximo Protocolo de Teclado de Computador
, o próximo computador foi introduzido em 1988, com o dispositivo de high-end encontrando favor com universidades e instituições financeiras durante o curto período de tempo no mercado. [Spencer Nelson] se deparou com um teclado de uma dessas máquinas e com pouca experiência, situada sobre descobrir como funcionou.
O teclado apresenta um tipo de conector DIN e fala um protocolo não-ADB para a máquina, mas [Spencer] queria fazer isso falando USB para uso com computadores modernos. Primeiras tentativas de usar software pré-cozido encontrados on-line para obter o funcionamento do teclado mostrado para ser não confiável. [Spencer] suspeitou que o código, desenvolvido para ler 50 pulsos microssegundos do teclado, foi malicioso.
Alguma análise com um osciloscópio e analisador lógico permitiu [Spencer] descobrir o teclado estava se comunicando com pulsos de todos os tempos 52,74 microssegundos, correspondendo a uma frequência de 18,960 kHz, enviando duas mensagens de 9 bits de cada vez. Despresando o teclado confirmou essas descobertas – dentro era um relógio de 455 kHz, com o teclado enviando um sinal a cada 24 carrapatos que produzem a saída de 18,960 kHz.
Retrabalhando o código inicial encontrado on-line para trabalhar com as larguras de pulso reais que vêm do teclado conseguiram tudo com bom humor. Agora, [Spencer] tem um bom teclado vintage com excelente sensação que funciona de forma confiável com hardware moderno. Nós chamamos isso de uma vitória.
Se você precisar de muito mais uma solução, certifique-se de mergulhar em Keebin ‘com Kristina, uma coluna regular sobre nossos dispositivos de entrada tátil favoritos!