Defeito de fábrica IC revivido com lixa e microsoldering

Podemos estar em meio a uma escassez de cavacos, mas se você se deliciar em engenharia reversa, nunca há escassez de antigas chips interessantes para cavar – e a ROM de 2513N 5 × 7 é um desses chips. Em meio a uma longa discussão, sondando alguns destes (Twitter, link ThreadReader), [tubetime] percebeu que duas linhas de endereço foram reduzidas dentro do pacote. Uma missão com abastecimento de dopamina do Twitter por verdade o levou a experimentar a mão para fazer o trabalho de chip de qualquer maneira. Tentando limpar o curto com um PSU externo levou a um fio de ligação aparecendo, como evidenciado pela conexão do diodo ESD desaparecendo.

Uma dúzia de minutos de trabalho de lixa resultou no morrimento nu exposto, fazendo um trabalho rápido dos fios de ligação como efeito colateral. Aparentemente, ter as almofadas de vínculo um pouco muito perto resultou em um defeito de fábrica onde duas das almofadas se fundiram. Não é de admirar que o PSU não aceitasse isso! Alguns X-Acto funcionam mais tarde, o curto foi apagado. Mas sem os fios de ligação, como [tubetime] se conectaria a ele? É aí que o trabalho imaginado entra. Solda para os restos dos fios de ligação provou ser frutífero, revivendo o chip suficiente para continuar a investigar, mesmo que, pareça, nunca funcionasse. O fio continuou em comparar roms de alguns chips diferentes [tubetime] tinha em mãos e inferências sobre o que poderia ter acontecido que levou a este IC saindo na natureza.

Tais experimentos de soldagem são sempre divertidos para tentar retirar! Nós raramente vemos soldagem em uma escala tão pequena, tão felizmente, nem sempre é necessária, mas é uma delícia ver quando alguém faz microcirurgia de IC ou PCB para corrigir defeitos de fábrica que rendem nossos dispositivos inoperantes antes de serem enviados. Cada vez que um colega hacker se atreve a moer as camadas de epóxi IC para baixo e salvar um console de jogos ou uma placa complexa não identificada, o mundo fica um pouco mais brilhante. E se você não for forçado a fazê-lo por razões de reparo, você sempre pode experimentá-lo em uma tentativa de construir os menores nes existentes!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *