DIY tornou-se clique e compre?
Estamos vivendo em grandes momentos para DIY, embora ironicamente alguns disso é por causa de todos os passos que não temos que nos fazer. Os PCBs podem ser adquiridos de forma fácil e barata, e as partes mecânicas de nossos projetos podem ser compradas convenientemente on-line, fabricadas em quantidade uma para não muito mais do que uma música, ou 3D impressa em casa quando o plástico fará. Isso é realmente DIY se tudo está sendo cultivado? Sim, não, e talvez.
Tudo depende de onde você acha que o valor real de DIY reside. É na ideia, o conceito, o design? Ou em sua realização, a fabricação? Eu reivindicaria que muitos dos valores realmente mentem no primeiro, tanto quanto pessoalmente me deliciar com os numerosos processos de construir fisicamente as partes individuais de numerosos projetos.
Por exemplo, eu desenvolvi e construí um cortador de espuma CNC de fio quente recentemente. Ou melhor, desenvolvi uma série de versões aprimoradas, porque nunca recebi nada melhor na primeira tentativa. Ao longo do caminho, i 3D imprimi novas e melhorou as versões das partes plásticas, passando como numerosas das pequenas falhas como eu tinha paciência para. Isso levou provavelmente um bom punhado do tempo dos fins de semana, espalhou-se ao longo de alguns meses, mas em comparação ao tempo gasto testando, fixar e redesenhar, muito pouco tempo ou esforço foi gasto no prédio físico.
Além disso, eu comprei muitas das peças na loja de ferragens. O escudo do controlador de motor e o clone arduino barato veio do eBay. E mesmo aqueles que eu fiz fabrico, os bits impressos em 3D, feitos por um dispositivo – minha experiência de todo o processo não teria sido diferente se eu os comprasse.
Claro que o artesanato ainda existe, e vemos que em projetos de Hackaday o tempo todo. Heck, admito que ainda me deliciando com muito do processo de fazer as coisas com minhas próprias mãos por si só. É pacífico. Mas se há uma coisa que a rápida proliferação de ideias e projetos que foram facilitados pela impressão 3D e serviços de PCB de curto prazo, é que o valor real de numerosos projetos reside na ideia e a documentação. O que quer dizer, eu tenho que me locomover para escrever esse cortador de espuma …
Este pequeno artigo é parte da newsletter Hackaday.com, entregue a cada sete dias para cada uma das últimas 200 últimas semanas. Também inclui nossos artigos favoritos dos últimos sete dias que você pode ver na versão da Web do boletim informativo.
Quer este tipo de pequeno artigo para atingir sua caixa de entrada toda sexta-feira? Você deveria se inscrever!